sexta-feira, 7 de abril de 2023

A Semana Santa de outros tempos era muito diferente de hoje.


                                    













                   Igreja de Santo Antônio-Sertão Mamoeiro-Verdejante-PE

                                                                          Sertão Mamoeiro-

 A Semana Santa de outros tempos era muito diferente do que é  visto hoje em dia. Lembro com muita saudade, como era a      Semana Santa do meu tempo de criança e adolescente nas quebradas do nosso bem amado e religioso Sertão Mamoeiro.


 Para começo de conversa o jejum era  sempre obrigatório para todos. Alguns praticavam o jejum por toda quaresma, outros  por toda a Semana Santa e a maioria por três dias, quarta, quinta e sexta-feira santa.  


No período da Semana Santa as pessoas cobriam os santos ( imagens ) com  um  pano  preto  em  sinal  de  luto  pela  morte  de  Jesus  Cristo.  


Em tempos de Semana Santa, não se podia  cantar, gargalhar, assoviar, xingar, maltratar, fazer  barulho, andar armado , montar em animais etc.  Comer carne nem pensar.


A pessoa mais presente nas minhas lembranças dos tempos de Semana Santa antiga, sem sombra de dúvida é a figura do meu pai, Agostinho Moreira de Barros.
 O sr. Agostinho sempre foi um homem muito católico, temente a Deus e modéstia a parte bom e honesto. E assim sendo se comportava o tempo todo como manda o figurino católico-religioso, isto é , como manda a Igreja Católica Apostólica Romana. 
Não só seu Agostinho, mas todos ali no Mamoeiro, agiam e pensavam de maneira parecida com ele, em relação principalmente a Semana Santa, o caso tratado aqui. 
                         Desejamos a todos uma  Feliz Páscoa !!! 
                              Bringeck Verdejante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário