sábado, 17 de agosto de 2013

GONZAGÃO - O REI DO BAIÃO.


O NOSSO REI DO BAIÃO- LUIZ GONZAGA. 
100º Aniversário de Luiz Gonzaga.

Luís ‘Lua’ Gonzaga do Nascimento (Exu13 de dezembro de 1912 – Recife2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do baião. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfonazabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia                                    o baião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival CaymmiGilberto GilRaul Seixas,Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).

                                                   Início de vida

Luís Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembrode 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do Estado de Pernambuco, a 700 km do Recife), segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos. O pe. José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1913
Deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa, viu uma estrela cadente e mudou de ideia. Era o dia de São Luís Gonzaga no mês do Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento".
O lugar natal é no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o


instrumento. Foi com ele que Luís aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião.A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947 em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.


Origem:  Wikipédia, a enciclopédia livre.


CANTO AS MUSICAS DE LUIZ GONZAGA DESDE QUE ME ENTENDO POR GENTE....C?CERO BRINGECK.



Contato:  bringeck@gmail.com

Veja também:

COMO ERA SIMPLES SER FELIZ!...EM FESTA JUNINA DE UM PASSADO RECENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário