Há tempos, na verdade, há anos a fio, que essa situação absurda, inaceitável e imoral (senão, criminosa!) vem se arrastando. O açude em apreço está situado dentro dos limites do Município de Verdejante/PE. Porém, é consabido (e reza a lenda…) que um único indivíduo que, inclusive, nada tem a ver com o precitado Município ou com a região específica, arvora-se no direito de determinar quando, como e quem pode se beneficiar da riqueza daquelas águas, abrindo, para tanto, as comportas da represa ao seu exclusivo alvedrio e seletivo bel-prazer. Ora, é chegado o momento de aprofundar esse debate na busca de uma solução definitiva e satisfatória para a questão. Para se alcançar este objetivo é preciso que os proprietários de terras e entidades representativas dos moradores que se situam no entorno daquele manancial sejam convocados, imediatamente, para discutir o assunto e buscar a escorreita resolução do problema.
As autoridades constituídas do Município de Verdejante/PE, a exemplo do senhor Prefeito e dos ilustres senhores Vereadores, têm mais do que a obrigação, têm o dever, de se posicionarem efetiva e claramente. O Ministério Pùblico, não somente o estadual, mas, neste caso, também o MP Federal, porquanto, trata-se de um açude construído pelo DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, devem ser instados a se manifestar e, uma vez constatado o desvio de finalidade ou a inadequada utilização daquelas águas em benefício de poucos – ou de particulares – em detrimento de muitos – ou da coletividade -, possam instaurar o(s) devido(s) procedimento(s) para responsabilização, cível e criminal, dos possíveis autores e eventuais apaniguados beneficiados.
Urge, pois, que se levante, com coragem e destemor, esta bandeira tão importante, sobretudo, quando nos deparamos com uma seca inclemente que assola o Nordeste, e em especial, o nosso Sertão, de forma tão dura e impiedosa. Que este alerta, caracterizado pelo retrato fotográfico postado pelo cidadão Vandeilson Souza em uma rede social, possa servir de exemplo, contagiando outros tantos para que esta justa causa seja calorosamente abraçada. Com a palavra, o Município e as autoridades ditas constituídas!!!
Por Gilson Alves / Blog de Alvinho Patriota
Nenhum comentário:
Postar um comentário